O Gypsy & Irish Cob é um cavalo de iniciação perfeito, especialmente para as pessoas que querem um cavalo que não seja fisicamente desafiador, é um bom portador de peso e resistente em qualquer tamanho. Sua extrema versatilidade, docilidade, excelente condição mental e psicológica os tornam ideais para crianças e adultos para montar ou na atrelagem de forma competitiva ou de lazer.

Como um cavalo montado, as suas costas largas e a robusta conformação combinada com a ação alta do joelho tornam-se confortáveis sob a sela. Eles se destacam na arena de adestramento com seus movimentos instintivamente altos e extravagantes, enquanto sua resistência natural e atleticismo os fazem igualmente bons para lazer e lida na fazenda.

É difícil acreditar que esses cavalos robustos e menores podem se mover tão bem, mas são incrivelmente ágeis e combinados com uma atitude tão disposta e uma natureza treinável, que formam um formidável parceiro no qual formará um relacionamento duradouro de confiança e companheirismo. Eles são chamativos, inteligentes e agradáveis, mas, mais importante, dócil e indulgente, então, se você estiver procurando por um cavalo incrivelmente versátil e seja um companheiro fiel para você e sua família, o Gypsy & Irish Cob é o cavalo perfeito para você!


  • Origem

    • A raça Traditional Heavy Cob foi desenvolvida pela comunidade de fazendeiros e viajantes da Irlanda, que os batizaram de “Irish Cob”, o Reino Unido foi o primeiro país a importá-los da Irlanda, e também foram os maiores expansores da raça em todo o mundo e renomeou-os como "Gypsy Cob", por décadas estes cavalos robustos e trabalhadores foram muito úteis na vida dos fazendeiros, puxando charretes, carrinhos, vagões, arando campos por toda a Irlanda, Inglaterra e Europa, sendo desenvolvidos para serem fortes, versáteis, gentis o suficiente para serem manuseados por crianças, mas resistente o suficiente para puxar uma carroça ou trabalhar o dia todo.

      Pensa-se que raças nativas da Irlanda que deram origens a muitas outras raças também foram as mesmas que originaram o Traditional Heavy Cob, eles os reproduziram de forma muito seletiva, mas não mantiveram registros escritos, e as linhagens foram sendo passadas verbalmente de geração em geração. Se qualquer cavalo mostrasse problemas de temperamento ou tivesse maus modos, eles eram imediatamente removidos do programa de criação, os maus temperamentos simplesmente não eram tolerados, conseqüentemente os cavalos eram muito apreciados por seu temperamento inteligente e disposto à sua capacidade atlética e extraordinária aparência, sendo reconhecidos como uma das raças mais dóceis e belas do mundo.

      Por causa de todas essas habilidades e beleza requintada, eles foram importados para os EUA em 2000 e ganharam um terceiro nome como “Gypsy Vanner”, a raça se tornou uma sensação na América do Norte e em poucos anos foi importada para o México, Colômbia, Brasil, Nova Zelândia, Austrália e outros países do mundo. Atualmente a raça continua a se expandir abruptamente em todo o mundo, sendo uma tendência no mundo equestre e encantando novos fãs todos os dias.


  • Características gerais

    • Um Gypsy & Irish Cob de raça pura exibe traços específicos; eles são amplos tanto em músculos como em ossos, tornando-os compactos e poderosos, mas ainda possuindo uma grande gama de habilidades em várias disciplinas, fazendo deles ótimos cavalos de sela, ideal para passeios e lazer, tanto para crianças e adultos.

      Sua aparência é bastante imponente, pois o corpo robusto e poderoso é exibido orgulhosamente e com agilidade, são conhecidos por sua ação de joelho alto, quase intuitiva, excelente temperamento, muito inteligente e dócil, as crinas são extremamente longas e suas caudas podem arrastar no chão, os pelos longos (como “barba" e "bigode”) dando-lhes um olhar de sabedoria antiga, mas o mais importante é a quantidade de pelos nas patas que cresce dos joelhos e curvilhão até ao redor de todo o casco, quanto mais, melhor. Se isso não for cheio e com grande quantidade então, este não é um cavalo de alta qualidade. 


  • Padrão da raça

    • TOPLINE - A cabeça, que deve ser erguida com orgulho, continuada por um pescoço forte e bem arqueado. O pescoço deve parecer “continuar” com boa altura e terminar no início do dorso (esse recurso deve ser particularmente evidente nos garanhões). O dorso, deve ser curto e reto, inclinando-se suavemente para cima, até a garupa bem musculada e redonda (a espinha dorsal, coluna, costelas ou os ossos do quadril não devem nunca ser aparentes). A garupa, que é bastante alta e generosa, deve ter os dois músculos bem definidos, sendo o topo excepcionalmente bem musculado, amplo e amplo. O ângulo da espinha da garupa à cauda deve se inclinar suavemente para baixo e não deve ser exagerado; isso permite uma cauda alta e bem “ajustada” e contribui para uma garupa boa e bem arredondada.

      OSSO - Peso médio a peso pesado

      EM MOVIMENTO - Uma ação única, cabelos e plumas exuberantes e a grande variedade de cores disponíveis, combinam-se para apresentar uma visão bonita e variada para ver quando é melhor, especialmente quando em movimento.

      TEMPERAMENTO - Eles devem possuir uma natureza dócil e disposta, com uma disposição amigável para os seres humanos e outras espécies animais.

      ALTURA - abaixo de 170cms / 17hh

      CABEÇA - deve ser reta, bonita e proporcional ao resto do cavalo. A testa deve ser larga e o focinho, queixo e bochecha devem ser generosos.

      BOCA - deve ter uma mordida de nível.

      OLHOS - devem ser bem redondos e grandes, passando a sensação de docilidade.

      ORELHAS - devem ser pequenas e bem definidas

      PESCOÇO - deve ser compacto, mas não muito curto e deve ser generosamente musculado, incluindo a crista (o pescoço do garanhão deve ser particularmente bem musculado e com crista).

      OMBROS - devem ser amplos, poderosos e inclinados.

      CRIANÇAS - devem ter uma protrusão ou altura média e devem ser envoltas em bastante músculo e carne.

      PEITO - deve ser poderoso, bem musculoso e não muito largo ou estreito.

      DORSO - deve ser curto, reto, bem coberto de músculo e carne e inclinar-se suavemente para cima, em direção à garupa.

      POSTERIORES E MÃOS - Os posteriores devem ser muito generosos, bem arredondados, largos e poderosos, com uma garupa bem musculada. A segunda coxa também deve ser muito generosa, bastante longa e bem acoplada a bons e poderosos jarretes retos. Os curvilhões devem musculosos e de boa ossatura.

      CORPO - deve ser curto e compacto com nervuras bem arqueadas em forma de barril.

      MÃOS - deve ser poderosos e não muito curto. Deve haver um bom comprimento de braço bem musculado e canelas generosamente desossadas.

      JOELHOS E HOCAS - devem ser bem desenvolvidos e de dimensões generosas, mas devem estar em equilíbrio com as proporções do cavalo.

      FETLOCK JOINTS - deve combinar as outras juntas em potência, tamanho e construção.

      PASTERNA - também deve ser de osso suficiente e não muito longo (metacarpo reto ou em ângulo é uma falha).

      ESPELHOS - deve ser bem modelado, arrumado e de um tamanho capaz de transportar a estrutura do cavalo sem estresse.

      CABELO DE PERNA / FEATHERING - Pêlo da perna / plumagem é uma característica e característica decorativa da raça. Isto é especialmente proeminente nos mais pesados, no entanto, a quantidade de pêlo / enrugamento das pernas pode variar consideravelmente, particularmente no caso dos pesos médios. Pêlo da perna / plumagem, deve, pelo menos, cair da parte de trás dos joelhos e jarretes, até uma camada espessa de cabelo / penas nos calcanhares. Pêlo da perna / plumagem também deve cair sobre a frente do casco, pelo menos a coroa.

      MANO E CAUDA - A juba e a cauda devem ser luxuriantes e capazes de crescer até um comprimento substancial.

      MOVIMENTO - O movimento deve parecer sólido e livre de defeitos hereditários óbvios.

      CORES - Todas as pelagens são aceitas

       


"All colors, one quality"